Você conhece o Barril de Joseph Pilates?

Capa_05
Workshop Escoliose e Pilates Dia 19 de Agosto 2017
13 de novembro de 2016
Capa_04
Workshop Pilates para Gestante Dia 15 de Julho 2017
16 de novembro de 2016
barril

Acreditem, não estou falando de um barril de cerveja!

barril

Mas esse equipamento de nome engraçado foi inspirado nos barris de cerveja. Isso mesmo! Por seu desenho podemos ver a que ele se assemelha. Nossos alunos gostam de apelidá-lo de “Báu” ou “Tronco”.  Mas esse formato arredondado como um barril deitado só podia ter sido criado por um típico alemão como o Joseph Pilates, que adorava cerveja. Podemos encontrar, também, a nomenclatura de Ladder Barrel, por ter um espaldar.

Joseph criou, na verdade três barris: o Barril, o Spine Corrector e o Arco. Diferenciando entre si apenas por seus tamanhos e altura. Podendo assim ajustar a corpos diferentes.

barril

Foram criados para o trabalho de coluna e, também, para o trabalho nas articulações dos quadris e dos ombros.

Apesar de o Barril ser de grande estímulo aos alongamentos, é um ótimo equipamento para desenvolver e manter força e resistência. Proporciona poucos exercícios fáceis. Por ter sempre pouca base ou contato, deixando muitas partes do corpo totalmente soltas, torna-se um dos equipamentos mais desafiadores criados por Joseph.

Se você já é praticante e vive fugindo do Barril porque o considera “chato”, não o desperdice. O aluno que executa bem os exercícios no Barril pode se considerar muito consciente e dono de um corpo de muita estabilidade.  Portanto só teremos grandes benefícios com o seu uso.

Nós, instrutores de Pilates, aproveitamos tudo que cada equipamento fornece. Neste, por exemplo, usamos a curva que cada barril faz para trabalhar a mobilização da coluna em todos os seus planos: frente, costas, lados e torções. As pessoas com pouca mobilidade usarão com mais facilidade os Arcos e as com mais mobilidade o Barril ou Spine Corrector, pois têm uma curva mais acentuada e oferece mais diversidade no seu repertório. Por essas características, dificilmente o aluno, iniciante no método, terá sua primeira aula no Barril. Podendo usá-lo somente quando adquirir o mínimo de consciência de estabilidade e movimento pélvico e escapular.

Se você já tem um pouco disso, o que está esperando? Comece a cobrar de seu instrutor a sua em um dos barris! Se você não o conhece, venha experimentar com a Equipe StudioFlex Pilates!

Daliane Barbosa

Deixe um Comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *