Pilates X Fisioterapia

conexão bem estar
E foi assim o Conexão Bem Estar 2016…
22 de setembro de 2016
pós-parto
O pilates no pós-parto
7 de novembro de 2016

Quando pensamos em reabilitar ou retornar a funcionalidade normal ou natural do corpo, logo lembramos da tradicional fisioterapia. Porém essa é uma ciência que não apenas trata, mas também previne, mantém e desenvolve a integridade de órgãos, sistemas ou funções do corpo humano. Tem como objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida.

Pensando nisso, sendo o Pilates um método completo que visa o equilíbrio neuromuscular do corpo como um todo, por que não aliar as duas coisas? Esse método visa trabalhar em conjunto corpo e mente, e tem como princípios a concentração, o controle, a centralização e a fluidez. Desta forma, a partir desses princípios e a infinidades de exercícios praticados no solo e em aparelhos próprios do método, aplicados dentro de um Studio ou clínica de fisioterapia, promove benefícios como aumento da força e resistência muscular, melhora da mobilidade e amplitude de movimento da articulação acometida e das adjacentes, melhora da função e flexibilidade, além de uma melhora da respiração, coordenação motora, postura, equilíbrio estático e dinâmico. Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgastantes às articulações e músculos.

Fácil então perceber com isso que o Pilates, quando aplicado por um fisioterapeuta, se tornou uma ferramenta terapêutica importante no processo de reabilitação no pré e pós operatórios de cirurgias ortopédicas, no tratamento conservador, em dores crônicas e até mesmo nas disfunções neurológicas. Sem contar os benefícios sociais, emocionais e psicológicos trazidos pelos ambientes agradáveis proporcionados pelos studios que auxiliam no tratamento e na manutenção da saúde dos pacientes/alunos. Importante salientar que o Pilates vai ao encontro da mudança de paradigma que a Fisioterapia vem passando há alguns anos no que diz respeito a visão global do indivíduo em detrimento a visão apenas da parte lesionada ou com perda de função. O Método trabalha o corpo como um todo e por isso traz equilíbrio muscular, evitando assim as adaptações musculares, fásciais e até mesmo neurais que se faz em virtude da lesão.

Claro que o sucesso do tratamento depende sempre de um bom profissional, uma boa avaliação e do comprometimento do aluno com sua recuperação e com a técnica. O profissional capacitado e competente saberá adaptar os diversos exercícios as necessidades que cada disfunção demanda.

Autora: Riane Lene.

air max blancas air max blancas air max blancas

Deixe um Comentário

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Olá! Como podemos te ajudar?